sábado, 28 de abril de 2007

Vamos parar com esta conversa negativa?

Existe um livro chamado Stop Being Mean to Yourself, escrito por Melody Beattie que adoro o título. Não nunca li o livro, rsrsrs Imagino que seja ótimo, só o título já me deu muito material para refletir. A tradução literal do título é Pare de Ser Maldoso Consigo.

É muito difícil, eu diria impossível, sermos felizes sendo tão críticos conosco.

É um verdadeiro inferno. Existe um conversa negativa acontecendo em nossas mentes que está sempre nos pressionando.

Monitoramos nossas palavras, nosso comportamento, nossa aparência e sempre constatamos que estamos no prejuízo. E o pior, nos comparamos com os outros e assim aumentamos o prejuízo.

Se conseguíssemos anotar quantos pensamentos autodepreciativos dedicamos a nós mesmos durante o dia, entenderíamos com maior clareza porque é tão difícil se sentir bem. Aceitamos até a opinião negativa dos outros sobre nós!

Parece que estas opiniões são mais importantes que as nossas. Nos punimos por nossos erros e duvidamos de nossas habilidades. Em suma, nunca ficamos do nosso lado!

Outro dia eu estava ensinando para um cliente como instalar afirmações positivas usando o EFT. A pessoa achou meio ridículo ficar repetindo, "Eu sou uma pessoa digna de ser amada'. Dai eu perguntei quais palavras ela gostava mais de ouvir: um elogio, uma sugestão carinhosa ou alguém dizendo que ela é gorda e burra? Ela imediatamente entendeu o "espírito da coisa"!

Não tratamos nossos amigos, nem mesmo nossos bichos de estimação da forma como nos tratamos. Sabemos que vamos machucá-los por isso evitamos dizer palavras rudes. No entanto, não poupamos críticas duras para nós mesmos.

Minha cliente argumentou: Mas esta coisa de afirmações positivas parece uma lavagem cerebral. Eu respondi: Quem sabe estamos mesmo precisando de uma boa lavagem! Parece que nossas mentes estão repletas de palavras grosseiras e imagens tristes. Será possível que somos tão horríveis como pensamos de nós?

Temos vergonha de nós. Vergonha de sermos quem somos de fato. Vergonha porque os outros podem não gostar e então nos escondemos e nos convencemos de nosso desvalor. Somos patinhos feios. Fomos deixados para trás. Os outros parecem mais certos, mais inteligentes, mais-bem-mais que nós!

A primeira coisa que precisamos fazer é aprender a nos ver com bons olhos, os olhos da ternura e da compreensão. Somos seres perfeitos que, às vezes, fazem coisas não tão perfeitas. Mas sempre será assim e não há nada de errado nisto.

E se já formos tudo que precisamos agora ser? E se formos realmente partes de Deus? Eu acredito nisto, eu só não acredito nisto o tempo todo, rsrsrs Eu conecto e desconecto. Às vezes me pego duvidando de mim, você também?

Descobri que para acreditar mais em mim, preciso me lembrar de dizer 'menos, Claudia, menos'. Menos críticas, menos exigências, menos cobranças, menos "tem que" isso, "tem que" aquilo, menos, bem menos. Tudo isto nunca me ajudou a ser ou me sentir melhor.

Eu me acredito ser uma criança do Universo. Tenho um ponto no tempo e espaço e plano para mim e estou exatamente onde devo estar. Não me envergonho nem temo ser quem sou, este é o melhor que posso agora. Não deixo mais minha cabeça ficar me cobrando de nada! Tenho um certo orgulho de mim, sabia? Sei ouvir meus instintos e sei ouvir minha intuição. Ambos falam comigo com ternura e eu respondo com minha atenção irrestrita. E fazemos um grande trio, acredite!

Experimente você também dar-se mais crédito, dar-se o benefício da dúvida, dar-se mais compreensão, apoio e atenção. Sempre funciona e funciona para você sentir-se bem no seu Bem.


Construa sua auto-estima. Use e abuse da técnica EFT, ou de qualquer outra que conheça e goste, para instalar auto-elogios, para expandir suas qualidades e talentos, para se ajudar a ser mais e mais feliz a cada dia. Nada, nada mesmo, é mais importante que isto!

- Claudia Giovani


Se quiser aprofundar seus conhecimentos sobre a técnica EFT, clique aqui.

6 comentários:

  1. Amada......a carapuça serviudifeitinho aqui...." Temos vergonha de nós. Vergonha de sermos quem somos de fato. Vergonha porque os outros podem não gostar e então nos escondemos e nos convencemos de nosso desvalor. Somos patinhos feios. Fomos deixados para trás. Os outros parecem mais certos, mais inteligentes, mais-bem-mais que nós!
    Preciso muito trabalhar isso em mim.
    Obrigada amiga...te amo muito viu?
    bjssssssssssssssssssssssssssss
    Su

    ResponderExcluir
  2. CLAUDÍSSIMA
    Sempre muito ligada, ligadona.
    Adoro tua naturalidade para escrever, muito mesmo.
    E o tema...parabéns. É inesgotável.
    Miles kissesusana

    ResponderExcluir
  3. eu adorei...

    muito intimo...

    o universal q existe em todos os homens...

    bjã rainha

    Patrícia

    paty

    ResponderExcluir
  4. Estou me enchendo de elogios neste momento...muito obrigada por lembrar o quanto sou perfeita!

    Abraços Admiradores

    Ange

    \o/

    ResponderExcluir
  5. Obrigada por me lembrar que nao preciso mudar nada em mim.Edeli

    ResponderExcluir
  6. Adorei o texto, ficou ótimo!!

    É a primeira visita ao seu blog e já adorei ... =)

    =**

    ResponderExcluir