domingo, 29 de janeiro de 2012
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
COMPREENDENDO O AGORA 2012 – O ANO DO DRAGÃO
COMPREENDENDO O AGORA
2012 – O ANO DO DRAGÃO
Mensagem do Conselho dos 12, através de Selácia
25 de Janeiro de 2012
Viver agora é diferente de qualquer outro momento. Se vocês forem como a maior parte das pessoas, têm mais perguntas do que respostas, e se questionam sobre o que virá em seguida.
A seguir estão cinco temas fundamentais associados a estar vivo durante 2012. Cada um se aplica a vocês pessoalmente, enquanto também se relaciona com a humanidade como um todo. Estes temas universais causam um impacto nas pessoas em todas as etapas do crescimento espiritual. O efeito pode ser experienciado consciente ou inconscientemente, dependendo de quanto a pessoa está desperta ao que está acontecendo.
À medida que vocês consideram o que vem a seguir, convidem a sua sabedoria interior a lhes falar sobre o que é especialmente relevante para vocês agora. Meditem sobre isto. Tragam as idéias ao seu estado de sono nos próximos dias, convidando uma sabedoria interior em sua vida e sobre os próximos passos ideais.
CINCO TEMAS PARA 2012
1 – TRANSFORMAÇÃO
Este é um momento de transformação radical da consciência humana, afetando pessoas em todo o planeta. A mudança em curso é tão grande que até a pessoa mais avançada terá desafios em permanecer calma e centrada. Se vocês se lembrarem regularmente disto, será mais fácil de lidar.
Vocês podem ser desafiados, mas não enfraquecerem. Sua voz interior os está ajudando a se tornarem mais conscientes de seu papel único na mudança, e enquanto isto ocorre, as suas prioridades mudam.
Vocês sabem que devem tomar medidas para ver as mudanças que querem. Não são meros espectadores, reclamando do caos e comentando sobre como as coisas estão estranhas. Vocês sabem que estão vivos para fazer mais do que isto – assim o seu chamado é diferente.
Isto significa que provavelmente vocês irão experienciar coisas diferentes – afinal, vocês estão na frente, assumindo a responsabilidade pelo que acontece em sua vida e no futuro do planeta.
2 – MUDANÇA
A Transformação significa mudança, e vocês terão muito disto. Isto incluirá as mudanças que vocês querem, mudanças que poderiam não querer, mudanças que vêem chegando e mudanças que os pegam de surpresa.
Para viver agora é necessário que desenvolvam um novo relacionamento com a mudança. Naturalmente, vocês gostam do conforto de saber o que estará acontecendo em seguida e de estarem em território familiar.
Ser hábil em viver agora, entretanto, significa que vocês devem trocar o seu colchão de conforto e descobrirem a coragem de montar no dragão da mudança. Afinal, vocês vivem em 2012 – o ano do dragão! É um ano com o potencial de novos inícios auspiciosos, reviravoltas dramáticas da tendência atual, e catalisadores impetuosos para a mudança em grande escala.
3 - O DESPERTAR
O Despertar da Humanidade em curso há décadas, está ganhando impulso e 2012 será um ano culminante, abrindo o caminho para um despertar ainda maior nos próximos anos.
Algumas pessoas que vocês conhecem – não interessadas ainda em qualquer coisa espiritual ou metafísica – começarão a lhes fazer perguntas durante estes tempos. Eles lhes perguntarão por que a sua própria presença estará transmitindo as novas energias. Eles irão querer saber o que está acontecendo e como isto se relaciona com elas.
4 – TEMPO
O Tempo está começando a significar algo muito diferente para aqueles que vivem agora. Nenhuma geração anterior teve esta experiência.
O que está acontecendo? Algumas das mudanças nas percepções do tempo se originam da aceleração do tempo. A mudança na percepção do tempo se refere também à consciência.
A humanidade está se tornando cada vez mais consciente do seu próprio despertar e sabendo que o tempo é curto para descobrir a infinidade de dilemas. Portanto, a perspectiva do tempo está mudando. As pessoas estão colocando mais esforço em coisas que elas poderiam ter esperado de outra forma. Anteriormente, havia uma tendência em pensar que havia muito tempo para resolver os problemas e para re-configurar o impraticável. Agora há mais urgência. As pessoas, no seu âmago, têm o conhecimento de que elas devem mudar a fim de prosperarem e sobreviverem.
Durante os próximos anos, os principais alinhamentos planetários irão contribuir para a intensidade das coisas – catalisando forças de revolução e de evolução de uma forma grandiosa. As energias serão um poderoso catalisador para as mudanças positivas em todos os aspectos da sociedade, incluindo um retorno ao coração e a um modo de ser centrado no coração. Como parte do processo evolutivo, os humanos podem ser transformados em uma forma mais elevada que inclui o feminino divino e que mantém um equilíbrio entre o masculino e o feminino. A Humanidade então irá incorporar o remédio para a cura das guerras, da mesquinhez e da ganância na Terra.
5 – RELACIONAMENTOS
Os Relacionamentos sempre foram o vínculo e o catalisador para as suas mudanças, o seu crescimento e a sua prosperidade. Naturalmente, vocês aprenderam com eles, ainda que isto levasse um longo tempo – para compreender algumas lições.
No entanto, agora os relacionamentos podem e realmente lhes ensinam de um modo acelerado. Cada um é uma oportunidade preciosa, ajudando-os a desenvolver mais o amor próprio e a entrar em seu verdadeiro poder de criar conscientemente a partir do amor. Realmente, os relacionamentos desta vida é a chave fundamental para a sua ascensão às frequências mais elevadas.
O desafio durante 2012 é apreciar todo e cada relacionamento que vocês têm e cada lição que ele ensina. Trata-se de aprender a respeitar e a valorizar os seus relacionamentos. Vocês estão descobrindo como se relacionar com os outros sem medo, como ajudar de uma forma amorosa e como se conectarem com o seu mundo de uma forma mais ampla.
A chave é recordar a ligação de todos os seres, e vir a partir desta perspectiva em vez de se concentrarem em como vocês são diferentes. Quando vocês fazem isto, acessam uma janela para experimentar mais as sincronicidades que afluem naturalmente das interações humanas.
O QUE VEM EM SEGUIDA
O que vocês estão aprendendo a fazer agora pode parecer uma tarefa monumental às vezes. Saibam, entretanto, que vocês estão codificados a um nível de DNA para estarem na vanguarda agora – aprendendo novas abordagens e recordando coisas de que tinham se esquecido.
Dêem um passo de cada vez, assim como vocês tomam uma respiração de cada vez. Quando tiverem dúvidas, lembrem-se do seu papel de Criadores Divinos das Mudanças. Nem todos estão neste papel ainda, mas vocês estão. Não se preocupem com o fato de que onde outros estejam no caminho – concentrem-se em seus próprios passos.
Como um Criador de Mudanças Divino, vocês estão dominando como viver no presente, como expressarem apropriadamente o poder, e a se tornarem conscientes dos seus sentimentos, pensamentos e ações. Cada nova habilidade que vocês dominam se torna uma semente que é plantada para que outros sigam os seus passos.
Enquanto vocês continuam a jornada da descoberta de sua natureza divina, nós os envolvemos com o nosso amor e bênçãos. Nós somos O Conselho dos 12.
Tradução: Regina Drumond – reginamadrumond@yahoo.com.br
terça-feira, 24 de janeiro de 2012
Thich Nhat Hanh 1 2011.O VERDADEIRO AMOR .SubEsp
Um dos mestres zen mais conhecidos e respeitados do mundo, poeta, ativista pela paz e os direitos humanos, Thich Nhat Hahn (seus estudantes o chamam Thay, que significa "mestre") teve uma vida extraordinaria. Nasceu no Vietnam central, em 1926, e se converteu em monge com a idade de 16 anos. La guerra de Vietnam enfrentó a los monasterios a la difícil cuestión de decidir si llevar una vida contemplativa y dedicarse solo a la meditación en los monasterios o ayudar a sus conciudadanos que sufrían bajo los ataques de las bombas y la devastación de la guerra. Nhat Hanh fue uno de los que decidió hacer ambas cosas, ayudando a fundar el movimiento del "Budismo comprometido". Ha dedicado su vida, desde entonces, al trabajo de la transformación personal para el beneficio de los individuos y la sociedad.
thay joven
Al principio de los años 60, en Saigón, Thich Nhat Hahn fundó la Escuela para el Servicio de Ayuda Social, una organización de ayuda para la reconstrucción de los pueblos y aldeas bombardeadas, la construcción de escuelas y centros médicos, el realojamiento de familias, y la organización de cooperativas agrícolas. Con la ayuda de más de 10.000 estudiantes voluntarios, la SYSS basó su trabajo en los principios budistas de no violencia y acción compasiva. A pesar de la oposición del gobierno vietnamita, Nhat Hahn también fundó la Universidad Budista, una editorial y una influyente revista de activismo por la paz, en Vietnam.
Martin-Luther-King_8Tras visitar los Estados Unidos en 1966 en misión de paz, se le prohibió su vuelta a Vietnam en 1966. En sus viajes siguientes a los Estados Unidos, tuvo entrevistas con oficiales federales y del Pentágono, como Robert McNamara, a los que presentó argumentos para detener la guerra y pedir la paz. Puede que Nhat Hahn haya ayudado a cambiar el curso de la historia de los Estados Unidos, cuando pidió a Martin Luther King que se opusiera a la guerra de Vietnam públicamente, ayudando, de esta manera, al movimiento por la paz. Al año siguiente, King nominó a Thich Nhat Hahn para el Premio Nóbel de la Paz. Más tarde, Nhat Hanh encabezó la delegación Budista en la Cumbre por la Paz en Paris.
En 1982 fundó Plum Village, una comunidad Budista en el exilio, en Francia, donde continua su trabajo de ayuda a los refugiados, los llamados "boat people", "gente de los barcos", prisioneros políticos, y familias pobres de Vietnam y de todo el mundo. También ha recibido un merecido reconocimiento por su trabajo por los Veteranos de
Vietnam, por sus retiros de meditación y su prolífica obra literaria sobre meditación, plena consciencia y paz. Ha publicado 85 libros de poesía, prosa, oraciones, de los cuales 40 están en inglés, incluyendo los más vendidos, "Llámame por mis verdaderos nombres", "La paz está en cada paso", "Ser paz", "Tocando la paz", "Buda viviente, Cristo viviente", "Enseñanzas sobre el amor", "El camino de la emancipación", e "Ira". En Septiembre del 2001, justo pocos días tras los ataques al World Trade Center, dió un memorable discurso sobre la no violencia y el perdón, en la Iglesia Riverside de Nueva York. En Septiembre del 2003 pronunció un discurso a miembros del congreso de los Estados Unidos, en un retiro de dos días. Thich Nhat Hanh continua viviendo en Plum Village, en la comunidad de meditación que él fundó, donde enseña, escribe y trabaja en los jardines; dirige retiros por todo el mundo sobre el "arte de la vida consciente"
David Attenborough - Wonderful World - BBC
What a Wonderful World
I see trees of green, red roses too
I see them bloom for me and you
And I think to myself, what a wonderful world
I see skies so blue and clouds of white
The bright blessed days, the dark sacred night
And I think to myself, what a wonderful world
The colors of the rainbow, so pretty in the sky
Are also on the faces of people going by
I see friends shaking hands, saying, "how do you do?"
They're really saying, "I love you"
I hear babies cry, I watch them grow
They'll learn much more, than I'll never know
And I think to myself, what a wonderful world
Yes, I think to myself, what a wonderful world
Que Mundo Maravilhoso
Eu vejo as árvores verdes, rosas vermelhas também
Eu as vejo florescer para mim e você
E eu penso comigo... que mundo maravilhoso
Eu vejo os céus tão azuis e as nuvens tão brancas
O brilho abençoado do dia, e a escuridão sagrada da noite
E eu penso comigo... que mundo maravilhoso
As cores do arco-íris, tão bonitas no céu
Estão também nos rostos das pessoas que se vão
Vejo amigos apertando as mãos, dizendo: "como você vai?"
Eles realmente dizem: "eu te amo!"
Eu ouço bebês chorando, eu os vejo crescer
Eles aprenderão muito mais que eu jamais saberei
E eu penso comigo... que mundo maravilhoso
Sim, eu penso comigo... que mundo maravilhoso
sexta-feira, 20 de janeiro de 2012
Os Exilados de Capela - Filme Bastante Explicativo
OS EXILADOS DE CAPELA - Os Exilados de Capela (LIVRO) É uma obra extraordinária que trata das questões dos espíritos; chegando a inquietante assertiva: A evolução espiritual de uma humanidade teve sua continuidade em nosso primitivo planeta TERRA "Planeta de provas e expiações" caminhando para "REGENERAÇÃO".
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
domingo, 15 de janeiro de 2012
sábado, 14 de janeiro de 2012
2010 2012 - MENSAGEM IMPORTANTE DE BASHAR
BASHAR: Portanto, quando estiver nesta transição, quando pensar na ideia de mudança no seu planeta, lembre-se, muito do que foi profetizado são declarações que foram feitas NO MOMENTO em que aquela energia existia e a predição foi feita. Na realidade, não existe isso de predição do futuro. Uma predição é uma leitura da energia que existia naquele determinado momento em que a profecia foi feita. Se a energia muda, a predição se torna obsoleta. Se não muda, a predição acontece. Mas está em suas mãos.
Muitas vezes, saber da predição é o que ocasiona a sua mudança, porque agora você pode fazer algo sobre o assunto. A pessoa que está fazendo a previsão está dizendo, "Olhem, é aqui que está a nossa energia. Queremos que ela permaneça aqui ou queremos mudá-la. Queremos experimentar a transição desta forma ou daquela? Está por sua conta. Vamos colocar tudo na mesa; é assim que percebo, agora vocês decidem como querem experimentar essa transformação".
~ Bashar-Darryl Ankahttp://www.bashar.org
Extraído from the Video 2010-2012 Important Message
Trad. Livre de Claudia Giovani/2012
domingo, 8 de janeiro de 2012
SaLuSa 06-Janeiro-2012
SaLuSa 06-Janeiro-2012
1.Nada pode obstar ao caminho das mudanças que estão a ter início, porque são essenciais para trazer o fim dos tempos à existência. Tudo é mudança enquanto caminhais nas vibrações mais altas e vos dirigis rapidamente através do processo da Ascensão. O pensamento que nunca mais tereis de regressar à Terra na Roda do Renascimento, deve ter sido o que fez com que todo o esforço que puseram nele, valha a pena. Além disso, como tendes uma boa ideia do que na realidade isso significa, deixais para trás a dureza, a luta e a força dos fluidos vitais das energias das dimensões mais baixas. Mesmo agora, que muitos se erguem para fora da agressão, do antagonismo e do ódio que ainda campeia na Terra, mas que em breve irão desaparecer, porque as energias da paz estão a estabelecer-se. Um dia, que chegará muito em breve, a futilidade do confronto e da guerra irá abrir caminho para relações amistosas e de cooperação entre todos os povos. Mesmo agora, os mais novos vêem o desperdício de vida e de energia que é continuar com a conquista e querem acabar imediatamente com isso. A Paz que está a chegar agora não é uma paz temporária, mas é permanente, e irá conduzir a um estado abençoado e de felicidade.
2.No entanto, presentemente, encontrais-vos no meio de muitas energias diferentes que estão a criar uma convulsão. A velha guarda agarra-se ao seu padrão que os manteve no poder, mas a nova é imensamente poderosa e irá varrer tudo o que resta até o Amor e a Luz permearem a Terra. Em apenas alguns meses as mudanças irão chegar e de uma maneira mais marcante, e será a referência para os que pertencem às trevas que a Nova Era está a ponto de manifestar-se. As acções deles já não constituem uma ameaça, porque a sua estrutura de poder continua a entrar em colapso. Por isso, Queridos, nesta fase importante do vosso caminho para a Ascensão não permitam que o medo das velhas profecias se apodere da vossa imaginação. Nós, da Federação Galáctica, estamos sempre convosco e bem cientes do que está para vir. Não podemos fazer tudo por vós, mas iremos avançar se for necessário proteger-vos.
3.Em breve estaremos mais activos nos vossos céus e uma razão será para mostrar aos povos que podemos penetrar no vosso espaço e proteger-vos. Claro que teremos cuidado em não criar um incidente que ajudasse os que pertencem às trevas, que, se possível, ainda procuram uma oportunidade para causar violência. Durante muitos e muitos anos as nossas naves foram vistas por milhões de pessoas, mas com a ocultação deliberada dos factos, pode não parecer tanto assim. Por esta razão a Divulgação é mais uma questão de quão rapidamente a nossa existência pode ser reconhecida oficialmente, para que seja divulgada a verdade sobre nós. Desde o fim da última Grande Guerra Mundial temo-nos encontrado com os oficiais superiores dos poderes maioritários na Terra, e oferecemos a nossa ajuda, que foi sempre desdenhosamente rejeitada em todas as ocasiões. Podíamos ter assegurado a paz mundial mas os Illuminatti não se importam com a vida dos povos da Terra, mas apenas em controlar e acumular grandes riquezas. Esses momentos irão acontecer na vossa História, porque necessitais saber como fostes manipulados por eles. O seu poder foi tal que muitas almas da Luz sacrificaram as suas vidas ao tentar derrubar os seus planos. A verdade por trás de muitos assassinatos também será conhecida e os culpados irão responder pelos seus crimes.
4. Como vos recordamos muitas vezes, tudo progride bem e embora o tempo voe, seremos capazes de completar a nossa missão totalmente de acordo com o plano. Poderemos ter de acelerar as nossas acções, mas isso não representa um problema para nós, portanto, podeis estar à vontade. Mantenham os vossos olhos na recta final, espalhando Amor e Luz enquanto continuais. Estejam preparados para ajudar os que se irão sentir confusos com o que está a acontecer, porque muitos de vós que estão a trabalhar para a Luz estais bem capacitados para fazê-lo. O que podeis afirmar como sendo uma certeza é que estamos a trabalhar convosco, e que não há nada a temer. No final ireis ganhar mais do que possivelmente perder, e isso aplica-se às vossas possessões físicas embora não iremos apoiar nada que não seja adquirido através de negociações honestas.
5. Muitos de vós irão entrar neste período final, numa idade em que não estais nas melhores condições de saúde. Estai certos que, ao ocupardes o vosso lugar na Ascensão, todos os corpos terão mudado para uma textura celular cristalina e isso significa que todos os sinais de doença terão desaparecido. Tal como a Mãe Terra, que terá regressado à sua condição original, também não ireis mostrar o desgaste do tempo e também tereis um corpo físico que regressou à perfeição da sua matriz de origem. O envelhecimento não acontece nas vibrações mais altas, e ireis escolher o vosso aspecto exterior, caso desejem mudar as vossas características. À medida que forem progredindo nas dimensões mais altas, os vossos poderes de criação irão continuar a crescer e, finalmente, tornar-vos-eis Seres de Luz. Tendes muito à vossa frente e é para vós, logo que ascenderdes. Agora o mundo pode ser a vossa concha de ostra, mas o Universo será o vosso lugar de recreio no futuro.
6. Ainda não é a altura de festejar, mas as celebrações irão começar logo que tenhais a prova que os que vos escravizaram foram afastados. A vida terá uma tonalidade diferente e cada dia será uma alegria a ser vivida. O propósito da vida irá ser compreendido e as pessoas seguirão, sabendo tirar partido das oportunidades que se apresentam, e colherão as recompensas merecidas. Tereis objectivos nítidos para seguir, e serão da vossa escolha pois ainda mantereis o vosso livre arbítrio. Se quereis seguir a vida de alguém que admirais, ficareis surpreendidos de saber que esses objectivos irão chegar até vós como se fossem essa pessoa. Todas as almas nos reinos mais altos podem assemelhar-se facilmente como eram em qualquer encarnação, e partilhar o seu conhecimento e capacidade convosco. Não há um estatuto que coloque uma alma acima de outra mas há uma Lei Universal, que proclama que não podeis prosseguir mais alto do que o nível com que as vossas vibrações estão sintonizadas.
7. Eu sou SaLuSa, de Sírio, e estou certo que estais a registar a expansão do vosso conhecimento e isso irá ajudar-vos com as mudanças que estão a chegar. Como principiais a compreender, a vida para lá da Terra nunca acaba e oferece oportunidades mais maravilhosas para experimentarem tudo o que desejam. Tendes todo o tempo que necessitais e, de facto, não estais sujeitos ao tempo tal como o conheceis agora, e viajar através do pensamento é instantâneo. Por esta razão o tempo não é medido e não é necessário nenhum calendário, porque tudo está no Agora e isso significa o passado, o presente e o futuro. Muito do que aceitais presentemente como sendo normal é apenas uma situação peculiar da vossa existência na Terra, por isso estai preparados e com uma mente aberta para poder ajustar-vos facilmente. Ireis abranger tudo calmamente e com o vosso nível de consciência mais amplo, ireis compreender totalmente as dádivas maravilhosas do Criador que preenchem todas as dimensões do Universo.
Obrigado SaLuSa.
Mike Quinsey.
Website: Tree of the Golden Light
Tradução: Maria Luisa de Vasconcellos
Mike Quinsey.
Website: Tree of the Golden Light
Tradução: Maria Luisa de Vasconcellos
sexta-feira, 6 de janeiro de 2012
Abraham-Hicks - A JORNADA NUNCA TERMINA
Se algum entre vocês pensa que ao chegar lá encontrará um parada de descanso e usufruto da delícia que foi até chegar ali, comece a entender que você nunca estará satisfeito.
Nós sabemos porque somos o que vocês são.
Em outras palavras, somos o cerne do que vocês são.
Não há um fim daquilo que somos, e felicidade é um eterno desdobrar daquilo que somos.
Já percebeu que você quer algo, e então flui sua energia e então recebe que o queria e junto com o objeto do seu desejo, você alcança uma nova perspectiva do que deseja? Não é ótimo?
Queremos ressaltar isso para você. Você quer, recebe e agora já tem uma nova perspectiva a partir do que quis. Em outras palavras, pode até parecer, às vezes, que está fora do caminho, mas não está. Você somente tem uma nova perspectiva para aclarar o que deseja.
<...>
O Céu e Inferno que tanto falam é aqui mesmo e está sendo vivido por você dependendo se suas válvulas estão abertas ou fechadas, percebe? Quando você reemerge no Não-Físico, é tudo beatitude, é tudo Energia pura e positiva. Imagine a delícia de, numa fração de segundo, menos do que podemos definir, num nano-segundo, naquele exato instante, você se libertar de todas as dúvidas, todo medo, toda culpa, toda solidão.
Em outras palavras, liberte-se agora de tudo e apenas entre na Energia que sabe que tudo está bem.
Pode imaginar a delícia que é?
Da gravação G-5-13-95 - Tradução de Claudia Giovani www.abraham-hicks.com
2012 - Mensagem para a Humanidade / message to humanity (Legendado PT)
Quem somos? Porque estamos aqui? Está na hora de nos lembrarmos. No seguinte vídeo, corajosos indivíduos falam a sua verdade para tornar este mundo melhor. Está na hora de todos contribuir-mos para a unidade mundial. 2012 não é o fim do mundo. É apenas o início...
Participantes no vídeo por ordem de aparência:
George Harrison; Jim Carrey; Bill Hicks; Martin Luther King Jr.
Música de Enya - "The memory of trees" (A memória das árvores).
segunda-feira, 2 de janeiro de 2012
Queixas e Ressentimentos
Queixar-se é uma das estratégias prediletas do ego para se fortalecer. Cada reclamação é uma pequena história que a mente cria e na qual acreditamos inteiramente. Não importa se ela é feita em voz alta ou apenas em pensamento. Alguns egos que talvez não tenham muito mais com o que se identificar sobrevivem apenas com queixas. Quando estamos presos a um ego assim, reclamar, sobretudo de alguém, é algo habitual e, é claro, inconsciente, o que mostra que não sabemos o que estamos fazendo. Uma atitude típica desse padrão é aplicar rótulos mentais negativos às pessoas, seja na frente delas ou, como é mais comum, falando sobre elas com alguém ou até mesmo apenas pensando nelas. Xingar é o modo mais rude de atribuir esses rótulos e de mostrar a necessidade que o ego tem de estar certo e triunfar sobre os outros: "idiota", "desgraçado", "prostituta", “etc”, todas essas afirmações definitivas contra as quais não se pode argumentar. No nível seguinte, descendo pela escala da inconsciência, estão os gritos. Não muito abaixo disso se encontra a violência física.
O ressentimento é a emoção que acompanha a queixa e a rotulagem mental dos outros. Ele acrescenta ainda mais energia ao ego. Ressentir-se significa ficar magoado, melindrado ou ofendido. Costumamos nos sentir assim em relação à cobiça das pessoas, à sua desonestidade, à sua falta de integridade, ao que estão fazendo no presente, ao que fizeram no passado, ao que disseram, ao que deixaram de dizer, à atitude que deviam ou não ter tomado. O ego adora isso. Em vez de detectarmos a inconsciência nos outros, nós a transformamos em sua identidade. Quem é o responsável por isso? Nossa própria inconsciência, o ego em nós. Algumas vezes, a "falta" que apontamos em alguém nem mesmo existe. Ela pode ser um erro total de interpretação, uma projeção feita por uma mente condicionada a ver inimigos e a se considerar sempre certa ou superior. Em outras ocasiões, a falta pode ter ocorrido; contudo, se nos concentrarmos nela, às vezes excluindo todo o resto, nós a tornamos maior do que ela realmente é. E dessa maneira fortalecemos em nós mesmos aquilo a que reagimos no outro, o ego.
Não reagir ao ego das pessoas é uma das maneiras mais eficazes de não só superarmos nosso próprio ego como também de dissolver o ego humano coletivo. No entanto, só conseguimos nos abster de reagir quando somos capazes de reconhecer o comportamento de alguém como originário do ego, como uma expressão do distúrbio coletivo da espécie humana insana. Quando compreendemos que não se trata de nada pessoal, a compulsão para reagir desaparece. Não reagindo ao ego, muitas vezes podemos fazer aflorar a sanidade nos outros, que é a consciência não condicionada em oposição à consciência condicionada. Em determinadas ocasiões, talvez precisemos tomar providências práticas para nos proteger de pessoas profundamente inconscientes. Isso é algo que temos condições de fazer sem torná-las nossas inimigas. Nossa maior defesa, contudo, é sermos conscientes aqui e agora. Alguém passa a ser um inimigo quando personalizamos a inconsciência dele que é o ego. A não-reação não é fraqueza, mas força. Outra palavra para não-reação é perdão. Perdoar é ver além, ou melhor, é enxergar através de algo. E ver, através do ego, a sanidade que há em cada ser humano como sua essência.
O ego adora reclamar e se ressente não só de pessoas como de situações. O que podemos fazer com alguém também conseguimos fazer com uma circunstância: transformá-la num inimigo. Os pontos implícitos são sempre os mesmos: “isso não deveria estar acontecendo”, “não quero estar aqui”, “estou agindo contra minha vontade”, “o tratamento que estou recebendo é injusto”, “etc”. E, é claro, o maior inimigo do ego acima de tudo isso é o momento presente, ou seja, a vida em si, o agora.
Não confunda a queixa com a atitude de informar alguém de uma falha ou de uma deficiência para que elas possam ser sanadas. Além disso, abster-se de reclamar não corresponde necessariamente a tolerar algo de má qualidade nem um mau comportamento. Não há interferência do ego quando dizemos ao garçom que a comida está fria e precisa ser aquecida - desde que nos atenhamos aos fatos, que são sempre neutros. "Como você se atreve a me servir uma sopa fria?" Isso é se queixar, isso é ego. Nessa situação, existe um "eu" que adora se sentir pessoalmente ofendido pela comida fria e ele aproveitará esse fato ao máximo, um "eu" que aprecia apontar o erro de alguém. A reclamação a que me refiro está a serviço do ego, e não da mudança. Algumas vezes fica óbvio que o ego não deseja que algo se modifique para que possa continuar se queixando e continuar existindo.
Veja se você consegue capturar, ou melhor, perceber, a voz na sua cabeça - talvez no exato instante em que ela esteja reclamando de algo - e reconhecê-la pelo que ela é: a voz do ego, não mais do que um padrão mental condicionado, um pensamento. Sempre que a observar, compreenderá que você não é ela, e sim aquele que tem consciência dela. Na verdade, você é a consciência que está consciente da voz. Atrás, em segundo plano, está a consciência. À frente, se situa a voz, aquele que pensa, o ego. Dessa maneira você estará se libertando do ego, livrando-se da mente não observada. No momento em que você se tornar consciente do ego, a rigor ele não será mais o ego, e sim um velho padrão mental condicionado. O ego implica inconsciência. Ele e a consciência não conseguem coexistir. O velho padrão mental, ou hábito mental, pode sobreviver e se manifestar por mais um tempo porque tem o impulso de milhares de anos de inconsciência humana coletiva atrás de si. No entanto, toda vez que é reconhecido, ele se enfraquece. Só a prática da auto-observação consciente leva ao despertar da consciência e conseqüentemente com a eliminação do ego. (para quem realmente que acordar da ilusão).
____________________________________________________________________
Extraído do livro “O DESPERTAR DE UMA NOVA CONSCIÊNCIA” de Eckhart Tolle
Assinar:
Postagens (Atom)