sexta-feira, 26 de agosto de 2011

6 Atitudes para um Vencedor, de Norman Vincent Peale

1. Comece bem o dia. Você pode condicionar o dia nos primeiros cinco minutos depois de acordar. Henry Thoreau costumava ficar na cama de manhã contando a si mesmo todas as boas notícias que conseguia lembrar. A seguir se levantava para enfrentar o dia num mundo cheio de coisas, pessoas e oportunidades boas.

O falecido William H. Danforth, um conhecido homem de negócios, fez esta afirmação: "Todas as manhãs levante-se em toda a sua altura e mostre-se determinado. A seguir, pense incisivamente - tenha pensamentos grandes e elevados. Depois, saia e aja com coragem. Faça isso, e a alegria fluirá para você.

2. Leia a Bíblia, pois ela está cheia de geradores de entusiasmo. Que maiores motivadores há, por exemplo, do que: "Tudo é possível ao que crê" (Mc 9.23) e "E tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis" (Mt 21.22)?

A Bíblia vibra positivamente de entusiasmo! "E vos renoveis", diz ela, "no espírito do vosso sentido (mente)" (Ef 4.23). Não apenas na superfície da mente, mas no espírito profundo que ativa os seus pensamentos. Sature sua mente com as grandes passagens bíblicas. Depois ore, pedindo a Deus orientação, e vá em frente!

Dois Estimulantes da Fé

• Todas as manhãs e todas as noites da sua vida diga estas palavras: "Posso todas as coisas naquele que me fortalece" (Fp 4.13).

• Diga três vezes por dia: "Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele" (SI 118.24).

3. Ame a vida e as pessoas. Ame as pessoas, ame o céu, a beleza e a Deus. Quem ama sempre se torna um entusiasta. Comece hoje a cultivar o amor pela vida. Como Fred, por exemplo, que tem um pequeno restaurante. Colocando a mão enorme sobre o balcão, ele me perguntou:

- Tudo bem, irmão, o que vai querer hoje?

- Você é o Fred?

- Sim.

- Me disseram que os hambúrgueres aqui são bons.

- Irmão, você nunca comeu hambúrgueres assim.

- Está bem, então, quero um.

Debruçado no balcão, com as mãos trêmulas, achava-se um homem idoso que parecia muito pobre. Depois de Fred ter trazido o meu hambúrguer, ele foi até o velho e colocou a mão no ombro dele.

- Tudo bem, Bill - disse ele -, tudo bem. Vou dar-lhe um prato daquela sopa quente que você tanto gosta.

Bill sacudiu a cabeça com gratidão. Outro velho então levantou-se e foi arrastando os pés até o caixa. Fred disse:

- Sr. Brown, cuidado com os carros na avenida. Eles aceleram à noite. - Depois acrescentou:

- Veja o luar sobre o rio. Está lindo hoje.

Quando paguei minha conta, não pude deixar de comentar:

- Sabe de uma coisa, amigo? Gostei da maneira como falou àqueles dois senhores de idade. Você os fez sentir que a vida é boa.

- E por que não faria isso? A vida é boa. Tenho prazer em viver. Esses são dois velhos tristes, e esta casa é um tipo de lar para eles. De todo modo, gosto de ambos.

"A pior falência é a do homem que perdeu o entusiasmo. Se o homem perder tudo na vida, menos o entusiasmo, ele voltará a ter sucesso." - H.W. Arnold

Descubra necessidades e supra-as. Leve o entusiasmo para a sua vida!

4. Mantenha o seu nível de energia. Para continuar cheio de energia, conforme o propósito de Deus para você, mantenha a entrada de energia maior do que a saída. Se estiver tenso e estressado, a tensão constante o esgotará de maneira que a energia vai se dissipar, e, com ela, o seu entusiasmo. Portanto, descubra a grande técnica de "entregar tudo a Deus". Peça a Deus sabedoria e orientação e depois dê o melhor à vida. Tendo feito o seu melhor, deixe os resultados para o Senhor, confiando na sua providência. Você vai encontrar renovação, novas energias, novo entusiasmo.

Do livro: 6 Atitudes para um Vencedor, de Norman Vincent Peale

3 comentários:

  1. Há um conselho cabalista que diz: "Acorde todo dia rugindo como um leão. A semente do dia inteiro começa de manhã. Quando acordamos energizados e bem dispostos para enfrentar o dia, estamos em sintonia com nossa alma."

    ResponderExcluir