quinta-feira, 18 de agosto de 2011

As Três Atitudes

1-A do vaso, que retem e não dá nada.

2-A do canal, que dá e não retem.

3-A da fonte, que produz, dá e retem.

Existem seres humanos-vaso, cuja única meta é armazenar conhecimentos, objetos e dinheiro. São aqueles que acreditam saber tudo que há para saber: ter tudo o que há para ter e consideram sua tarefa terminada quando concluíram o armazenamento. Não podem compartilhar sua alegria nem por a serviço dos demais os seus talentos, nem sequer repartir conhecimento. São extraordinariamente estéreis; servidores do seu egoísmo; carcereiros de seu próprio potencial humano.

Por otro lado existem os seres humanos-canal, são aqueles que passam a vida fazendo e fazendo coisas. Seu lema é: " produzir, produzir e produzir". Não estão felizes se não realizam muitas atividades e todas com pressa, sem perder um minuto. Acreditam estar a serviço dos demais, fruto de sua neurosis produtiva, quando em verdade agir sem parar é o único modo que têm de acalmar suas carências; dão, dão e dão; mas não retem. Seguem dando e se sentem vazios.

Mas também podemos encontrar seres humanos-fonte, que são verdadeiros mananciais de vida. Capazes de dar sem se esvaziar, de oferecer sua água sem terminarem secos. São aqueles que nos salpicam " gotinhas" de amor, confiança e otimismo, iluminando com seu reflexo nossa própria vida.

Com qual você se identifica?

Autor: Desconhecido, mas muito apreciado

2 comentários:

  1. Hum não sei...
    Acho q estou naqueles que não retém
    nada !!!!!

    ResponderExcluir
  2. Creio que muita gente faz companhia para você! :)
    Mas a qualquer momento se pode tornar uma fonte inesgotável.

    ResponderExcluir