domingo, 23 de setembro de 2007

Imaginação ou TV

Estava me lembrando quando li o livro "O Exorcista". Era uma pré-adolescente e com minha imaginação vívida construía as cenas narradas no livro com tamanha perfeição que tinha medo de dormir com o livro dentro do meu quarto. Verdade! Hoje eu sei que tudo que passei naquela época se deve aos livros de terror do meu irmão que eu pegava escondido para ler.

Sabemos que a maioria dos filmes são inspirados em grandes livros. E é um clichê ouvir as pessoas dizendo que gostaram muito mais do livro que do filme. Por que? Porque nossa imaginação é riquíssima e única em cada indivíduo, por isso é frequente não se encaixar com o mostrado no filme.

Você é capaz de pensar num elefante sem ter a imagem do elefante em sua mente? Ou uma girafa? Agora procure se lembrar do seu carro na garagem. Ou do saleiro na cozinha. Tudo que quer você pode imaginar, isto é, ver em sua mente. Sua imaginação começa com um pensamento. Mas é preciso acreditar que é possível. Caso contrário irá perder um longo tempo 'brigando' com sua mente para que ela imagine algo que você não acredita que pode manifestar em sua vida. Se este for seu caso, comece pelo começo! Primeiro reveja suas crenças, reveja o por que parte sua acha que não é possível, convença-se da possibilidade e então comece a pensar no que quer. A imagem vai seguir seu pensamento e sua emoção confiante.

Infelizmente sabemos usamos nossa imaginação para o pior! Conseguimos imaginar um assalto ou um acidente com uma exatidão louvável. Se você já ficou preocupado com alguém ou alguma coisa, sabe que sua imaginação vai longe ao pensar nos perigos e outras coisas ruins que podem vir a acontecer. O que prova que apenas precisamos de algum treino para nos imaginarmos tendo ou sendo aquilo que queremos de bom e positivo.

O que gostaria de salientar é que assim como aprendeu a usar a imaginação para o ruim, pode aprender a usá-la para o melhor. É uma questão de treino. E nem sempre usamos a imaginação somente para o pior! Que bom, não é?

A diferença entre ficar assistindo TV e lendo, por exemplo, é que quando você está lendo sua mente entra num jogo com o autor do livro, fica gerando imagens e se transforma num maravilhoso video game. No caso da TV ou do cinema, as imagens já estão feitas e você tem o que vê, isto é, sua imaginação fica limitada, embotada, condicionada pela visão do diretor do filme.

Creio que já percebeu que, sim, temos uma imaginação bem satisfatória. Talvez esteja achando que precisa necessariamente ver imagens em sua mente, e não é assim para todas as pessoas. Algumas 'sentem' o que estão pensando muito mais do 'vêem' na sua tela mental. Outras têm a sensação de uma lembrança. E tudo isto é imaginação. Preocupe-se menos com a exatidão da sua imaginação e dê mais atenção aos pensamentos que está pensando. Deverá pensar muito mais naquilo que quer do que sobre o que você não quer .

Minhas sugestões são que leia mais e caminhe mais ao ar livre ou encontre um meio de se colocar em meio à natureza no lugar de ligar a TV com maior frequência. Também ouça mais música, de preferência melodias sem que sejam cantadas. Podemos escolher em que pensar e fazer outras coisas enquanto ouvimos música. A TV ou uma estação de rádio com notícias e entrevistas prende nossa atenção e limita nossa imaginação.

Sugiro que utilizem o texto que poderão baixar no
meu site, Reprogramação Mental. Está quase no final do texto na página. Siga as instruções. Reserve uns 15 minutos num lugar tranquilo para fazer este exercício, sem barulho e sem nada nem ninguém que possa interromper sua prática. Verá que vai conseguir e vai sentir-se muito bem quando terminar.

Agora que terminei este artigo, alguém ai viu onde está o controle remoto? :)

2 comentários:

  1. Querida Claudia, com osempre você chega no ponto certo, com a medida certa, você é muito especial. Cada dia sinto mais gratidão por fazer parte de seus grupos e por aprender com você. eu sempre deseji algo como o que estou aprendendo agora.
    Grata, beijos,

    ResponderExcluir
  2. Claudia,

    Não encntrei no teu site o texto sobre reprogramação mental, podes me passar o linK?
    Email: nannilee@gmail.com!

    Obrigada querida!

    ResponderExcluir