domingo, 6 de fevereiro de 2011

Disciplina: liberdade ou prisão?



A disciplina serve para direcionar nossas decisões. Sempre tudo o que vale a
pena ser conquistado exige disciplina!

Por Roberto Ziemer

Muitas pessoas acreditam que ser disciplinado significa estar aprisionado a regras e padrões, e que esse fato lhes tira a liberdade. Será verdade? Essa crença vem da infância, quando os pais educavam seus filhos, muitas vezes de forma punitiva, era dito que eles estavam "disciplinando- os".
É preciso mudar essa crença urgentemente. Num mundo competitivo, como vivemos atualmente, ser disciplinado é questão de sobrevivência. Poderia estar escrito em nossa bandeira: "disciplina e progresso", o que acha?

Infelizmente essa palavra está associada à punição ou a dor de ter que se esforçar.
Vamos refletir a respeito: A posição que você ocupa hoje, seu rendimento, seus relacionamentos, a casa onde mora, o carro que dirige, tudo isso é reflexo de decisões do passado. Tomamos decisões a todo instante em nossas vidas e esse conjunto de decisões é responsável pelo nosso sucesso ou não.

Lembre-se que a disciplina serve para direcionar essas decisões, para que elas não fiquem ao acaso. Tudo o que vale a pena ser conquistado exige disciplina!

É importante trazer isso para sua realidade de vida e conscientizar- se que a disciplina é um conceito libertador. Existe disciplina para conversar com você mesmo de uma forma positiva diariamente, para ler, para se associar a pessoas bem-sucedidas, para cuidar da sua saúde praticando uma atividade física, para planejar suas metas e objetivos. Tenho certeza que esse é o caminho mais curto para o sucesso.

Para ilustrar o meu pensamento, analise as seguintes metáforas:
- Um trem fora dos trilhos é livre, mas não consegue ir a lugar nenhum. Já um trem sobre o trilho, ou seja, um trem "disciplinado" consegue se locomover pelo mundo. A disciplina do trem é o trilho.
- Um navio sem bússola deve navegar sempre próximo à costa, ou seja, "preso" à costa. Com bússola ele navega para qualquer lugar dos sete mares.
- Um automóvel com volante vai para qualquer lugar. No entanto ele precisa do volante (dessa disciplina) para ser livre.


Agora quero convidá-lo para uma experiência de apenas cinco dias: Toda noite escreva as atividades para o dia seguinte. Isso vai exigir esforço e disciplina, porém a sensação de riscar cada atividade realizada é muito poderosa e fortalecedora. Experimente e avalie os benefícios que irá obter em termos de produtividade e motivação pessoal. Você não tem nada a perder e muito a ganhar.

Tenho certeza que o resultado de uma experiência simples como essa fará com que você invista mais em se tornar uma pessoa disciplinada e conseqüentemente encontrará uma direção para realizar seus próprios sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário