domingo, 6 de março de 2011

Se não houver mudança. não haverá aprendizado

É muito bom ler livros de auto-ajuda, participar de workshops, fazer terapia ou algum tipo de aconselhamento. Tudo isso contem um potencial para o nosso despertar interior, pode nos ajudar a crescer e expandir a nossa consciência, e pode produzir mudanças profundas em nós. Mas, o que diferencia de um mero potencial ao fato de que esse potencial pode desabrochar, é a nossa disposição em integrar um novo conhecimento em nossas vidas.

A aprendizagem se dá quando colocamos em prática o conhecimento adquirido, ganhamos experiência e percebemos as mudanças. A aprendizagem efetiva produz:
- mudança na estrutura do pensamento;
- mudança no desempenho;
- mudança na conduta;
- mudança de ponto de vista para lidar com os assuntos cotidianos.

Se percebemos que lemos livros e artigos, participamos de workshops, fazemos terapias e aconselhamentos e nada muda em nossa vida é porque não estamos aprendendo, estamos apenas nos informando.

Para que uma informação passe de simples aquisição intelectual ou mero entretenimento a um valor integrado ao nosso modo de pensar e agir, incorporado em nosso cotidiano, melhorando notavelmente a nossa vida, precisamos de alguns ingredientes fundamentais:
- humildade,
- abertura,
- boa disposição,
- vontade,
- compromisso,
- e muita perseverança.

Humildade e abertura. Se quero realmente aprender algo preciso antes reconhecer e aceitar que o que sei não é o bastante ou é incorreto ou é inadequado para o meu momento. Ou mesmo que o que sei não produz os resultados que desejo. Portanto, é preciso estar disposto a implementar as mudanças necessárias para obter os resultados que deseja - com compromisso e perseverança. Este trabalho demanda que nos enfoquemos em incorporar, consciente e deliberadamente, o novo conhecimento ou informação.
Se assim não for, ficaremos indo de informação em informação sem obter resultado prático algum.

Portanto, não basta informar-se sobre algo, é preciso fazer do novo conhecimento uma experiência. Uma grama de prática traz muito mais resultados que mil livros lidos apenas como informação.

Todos, sem exceção, desejamos paz, bem-estar, saúde, equilíbrio, prosperidade e harmonia. No entanto, nem sempre o conseguimos porque o que sabemos, pensamos e fazemos não combinam nem se alinham, isto é, sabemos uma coisa, pensamos outra e fazemos algo ainda diferente. Por exemplo, sabemos que o consumo da carne é a maior causa do desmatamento atual porque gera a necessidade de pastagens cada vez maiores, pensamos que só um pouco de carne nas refeições não vai fazer diferença e fazemos/promovemos churrascos para comemorar aniversários.


Portanto, se não houver mudança, não haverá aprendizado e continuaremos nos indignando com o desmatamento que nós próprios provocamos com nosso comportamento dúbio. Se não houver mudança, continuaremos reclamando que não conseguimos isso e aquilo e continuaremos nos distanciando da vida que realmente queremos para nós.

_ Claudia Giovani

7 comentários:

  1. Como diria Chaves: " Pois é, pois é, pois é...."
    Destaco a última parte, Cláudia, onde vc pondera sobre não percebermos a consequencia em larga escala de nossos pequenos atos.

    ResponderExcluir
  2. É verdade Mestre. Podemos constatar isso todos os dias a cada pensamento e a maneira como reagimos a ele e aos acontecimentos ......Eu já fiz parte daqueles que liam e sabiam muita teoria e nada de prática. Hoje, embora ainda tenha muito a aprender, já consigo ver além do qie se apresenta e direciono meus pensamentos para a realidade que desejo.Meu livro está nos finalmente, meu doutorado está nos primeiros passos (meus sonhos se realizando). Sei e assumo a responsabilidade pela separação do lixo, do uso de sacolas descartáveis e outras coisas ao meu alcance. São gestos pequenos aida mas que podem despertsr outros maiores e ajudar a termos um planeta melhor e mais saudável.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, como sempre, você diz tudo com clareza e objetividade.
    Mas dá trabalho, muito trabalho o aprendizado. E o resultado é recompensador.
    Suelí

    ResponderExcluir
  4. Não adianta ler...e não entender...absorver os ensinamentos.
    Bjs
    Ana Lúcia

    ResponderExcluir
  5. Ponderações como essas nos mostram que muito lemos , praticamos puco e mudamos quase nada.....mas é um sinalizador!
    Que venham muitos como esse..rss
    Belo texto, Claudia :)

    ResponderExcluir
  6. Obrigada.
    Sim, Ira, se servir como um sinalizador já está de bom tamanho. A mudança vem logo em seguida.

    ResponderExcluir
  7. Pois é Mestra, tudo isso tem a disciplina por trás. Precisamos aprender a absorver como uma esponja o conhecimento, mas saber descernir o que se deve absorver é que é a COISA ! Sua orientação nos faz saber discernir.... Obrigada !

    ResponderExcluir