domingo, 27 de janeiro de 2013

Ouça!



A próxima vez que estiver conversando com alguém, tente ouvir. 

Você pode dizer, 'mas eu ouço!' Não, não ouve. Você presta atenção a cada palavra que a pessoa está dizendo? Você esquece o seu ponto de vista e ouve com atenção ou já fica pensando no que vai dizer em resposta antes mesmo da pessoa terminar de falar?
 'Ah! Mas eu já sei o que ela vai falar?' Sinto muito, mas não sabe. E não sabe porque provavelmente nunca a ouviu com atenção. Nosso ego determina que o que temos para dizer em resposta é muito mais importante do que o outro está dizendo. Sim, nosso ego é ... digamos, um pouco arrogante.




Da próxima vez, permita-se dar 100% da sua atenção ao que a outra pessoa está dizendo. Tente sentir a vibração dela. Vá além das palavras e tente sentir o que ela está dizendo. Preste atenção ao som da voz da pessoa. Preste atenção ao silêncio entre as frases. Preste atenção na respiração da pessoa. Ouça! Ouça com cada fibra do seu ser.

Eu sei que parece estranho. E sei que quando fizer isso, parecerá bem difícil. Tudo bem! É uma questão de prática. Da próxima vez será mais fácil. E quando tiver alcançado um sucesso parcial na arte de ouvir, irá sentir a mesma dose de paz.

A razão de sentir paz é porque ela é obscurecida por nossos julgamentos, nossa ânsia de estarmos certos ou nosso desejo de convencer a outra pessoa do nosso ponto de vista. Ou ainda por outros pensamentos que não pertencem ao agora.

Quando você deixa esses pensamentos de lado para, genuinamente, ouvir a outra pessoa, sua vibração se eleva. Você se coloca num espaço vibracional que está além dos julgamentos, além dos pensamentos habituais, além da necessidade compulsiva de dizer alguma coisa. Você relaxa. Você se sente em paz.

Pratique! Vale a Vida aprender a ouvir.

Opa! Está chegando alguém para conversar com você. Boa sorte!  :)

~Claudia Giovani



Nenhum comentário:

Postar um comentário