sábado, 7 de julho de 2007

Batendo na Zona Temporal

Há uns 6 anos atrás tomei conhecimento pela primeira vez desta técnica através de um website. Apaixonei-me e pedi autorização à autora para traduzir a técnica e colocar em meu website.

Depois fui aprofundando meus conhecimentos sobre esta técnica e agora vocês irão usufruir comigo desta minha pesquisa e estudo. Este estudo foi feito através de livros, Cds e DVDs e cursos com Donna Eden. Trata-se de um fenômeno norte-americano nesta área da medicina energética porque, além dos estudos que fez sobre os meridianos e chakras, ela literalmente enxerga o que está acontecendo com a energia, ou campo energético, da pessoa enquanto está aplicando uma ou outra técnica de cura e equilíbrio energético.

O texto abaixo foi retirado do seu livro Energy Medicine:

“O bater na zona temporal é uma técnica muito antiga que era usada originalmente no Oriente para controlar a dor, mas é muito efetiva também para romper com os velhos hábitos e, simultaneamente, instalar novos.

Estas batidinhas ao redor do osso temporal – começando nas temporas e caminhando ao redor da orelha – faz com que o cérebro torne-se mais receptivo a novos aprendizados enquanto suspende temporariamente a entrada de informações sensoriais. Estas batidinhas também sedam o meridiano chamado de Triplo Aquecedor porque vamos bater sobre ele, mas fazendo o caminho inverso do seu fluxo natural, e é este meridiano que governa os nossos hábitos. Acalmando, ou sedando, parte do sistema nervoso que se esforça para manter nossos hábitos, podemos instalar com maior facilidade um novo hábito.

Em 1970, o fundador da cinesiologia aplicada, George Goodheart, descobriu que ao bater ao longo da linha de sutura craniana que começa entre os ossos temporais e esfenóides, podemos mudar, temporariamente, o mecanismo que filtra as informações sensoriais. Sua mente estará especialmente receptiva se você introduz uma auto-sugestão ou uma afirmação falada em voz alta enquanto está dando as batidinhas. O bater na zona temporal também está sintonizado às diferenças entre os hemisférios esquerdo e direito do córtex cerebral. Como o hemisfério esquerdo é, na maioria das pessoas, mais crítico e cético, as afirmações construídas com uma linguagem negativa está mais de acordo com a forma que ele funciona e é mais provável que assimile. De forma similar, como o hemisfério direito é mais receptivo a uma entrada de informações favorável, afirmações com uma linguagem positiva devem ser usadas do lado direito. Este padrão é inverso para as pessoas canhotas, e poderão fazer o teste muscular para se certificarem.”

Bom, creio que já está bom de teoria, podemos partir para a utilização desta técnica.


Seguindo o caminho mostrado na figura, bata com as pontas de três dedos, ao longo da linha enquanto vai repetindo a afirmação ou afirmações sobre um mesmo assunto.

* Lado esquerdo: bata com 3 dedos da mão esquerda, forte o bastante para sentir um contato firme e seco a cada batida. Repita sua frase negativa a cada volta ao redor da orelha. Repita a frase e as batidas por 5 vezes. (Caso esteja utilizando apenas uma afirmação.)

* Lado direito: bata com 3 dedos da mão direita, forte o bastante para sentir um contato firme e seco a cada batida. Repita sua frase positiva a cada volta ao redor da orelha. Repita a frase e as batidas por 5 vezes. (Caso esteja utilizando apenas uma afirmação.)

* Repita várias vezes ao dia, dando um espaço mínimo de uma hora entre as batidas. Quanto mais repetir o procedimento acima, mais rápido e forte é o efeito em seu sistema nervoso e na mudança dos hábitos.

Então, usando um exemplo de alguém que quer parar de fumar, do lado esquerdo vai usar a frase com uma linguagem negativa: “Não mais quero mais fumar.” E do lado direito vai usar uma frase positiva: “Meus pulmões estão absolutamente limpos.”

Depois das batidinhas, respire fundo e veja como se sente. Aposto que melhor!

Fique Bem,
- Claudia

9 comentários:

  1. Claudia...antes de mais nada, agradeço pela linda informação mas, até onde sei, o Universo não reconhece palavras como, NÃO. Se eu bater na zona temporal usando a palavra não na minha frase negativa, talvez seja entendida com SIM e, a coisa fica na mesma ou pode piorar... O que me diz disto?
    Agradeço des de já, Ana

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, obrigada por escrever.
    Sabe, o Universo não reconhece palavra alguma! A linguagem do Universo é a vibração.
    Agora o seu subconsciente reconhece o não e o sim, por isso você sabe as coisas que, sim, você quer e as coisas que você NÃO quer.
    Com esta técnica estamos acessando o nosso subconsciente através de um meridiano.
    Pode usá-la sem receios. Ou se preferir, use apenas o lado direito com uma afirmação positiva.

    No Bem,
    Claudia Giovani

    ResponderExcluir
  3. Olá, boa noite.
    Obrigada pela informação. É sempre bom saber.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite.

    Fico feliz que gostou.
    Se você fizer uma busca com a palavra energia ou EFT vai encontrar mais artigos com informações semelhantes.

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a informação vou começar a usar hoje. Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Funciona, Dulce, comigo e mais algumas pessoas que conheço. Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Pode esclarecer melhor, por gentileza, dando exemplo de como formular as frases ao bater em cada lado dos hemisférios?

    Grato.

    ResponderExcluir
  8. Pode esclarecer melhor, por gentileza, dando exemplo de como formular as frases ao bater em cada lado dos hemisférios?

    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diego.
      Ótima pergunta.
      Vamos supor que você queira deixar de funar. Então, batendo do lado esquerdo você diria uma afirmação negativa: Eu não fumo mais. E do lado direito você usaria uma afirmação positiva: Respiro muito melhor com meus pulmões limpos.
      Espero que tenha ficado mais claro.

      Grata,
      Claudia Giovani

      Excluir