sábado, 16 de janeiro de 2010

Trechos do livro "O Silêncio Fala" de Eckhart Tole

A CONDIÇÃO HUMANA: PERDIDOS NO PENSAMENTO

A maioria das pessoas passa a vida aprisonada nos confins dos próprios pensamentos. Nunca vão além de um sentido de identidade estreito e pessoal, fabricado pela mente e condicionado pelo passado .

Em você, como em cada ser humano, há uma dimensão de conciência muito mais
profunda que o pensamento. É a própria essência do seu ser. É uma presença
alerta, é a conciência incondicionada. Nos antigos ensinamentos, é o Cristo interno, ou a sua natureza de Buda.
( ... )
--------------------------------

A corrente de pensamentos tem uma enorme inércia que pode envolvê-lo facilmente. Cada pensamento pretende ter uma importância enorme. Quer prender toda a sua atenção.

Aqui tem um exercício espiritual que você pode praticar: não leve seus pensamentos tão a sério.

---------------------------------

Quão facilmente as pessoas se prendem em suas prisões conceituais.

A mente humana, em seu desejo de conhecer, entender e controlar, confunde a verdade com as suas opiniões e pontos de vista. Você diz: Assim são as coisas. Você precisa ser mais abrangente que o pensamento para dar-se conta que a sua maneira de interpretar "a sua vida", ou a vida ou conduta de outra pessoa, seja qual for a sua maneira de julgar uma situação, não é mais que um ponto de vista, uma das muitas perspectivas possíveis. Não passa de uma cadeia de pensamentos. Mas a realidade é uma totalidade unificada onde todas as coisas estão entrelaçadas, onde nada existe em e por si. O pensamento fragmenta a realidade, corta-a em pedaços e em fragmentos conceituais.

A mente pensante é uma ferramenta útil e poderosa, mas também muito limitante quando se apodera completamente da sua vida, quando você não percebe que é somente um pequeno aspecto da conciência que você é.

-----------------------------------

A sabedoria não é um produto do pensamento. O conhecimento profundo, que é a sabedoria, surge no simples ato de prestar toda a sua atenção a alguém ou algo. A atenção é a inteligência primordial, é a própria consciência. Dissolva as barreiras criadas pelo pensamento conceitual, para se permitir reconhecer que nada existe em e por si mesmo. Una o percebedor com o percebido num campo de consciência unificado. A sabedoria cura a separação.

------------------------------------

Quando você está imerso no pensamento compulsivo, está evitando o que é.
Não quer estar onde está. Aqui, Agora.
------------------------------------

Os dogmas —religiosos, politicos, cientificos— surgem da crença errônea de
que o pensamento pode conter e encerrar a realidade ou a verdade. Os dogmas
são prisões conceituais coletivas. E o estranho é que as pessoas amam as celas de
suas prisões porque lhes dá a sensação de segurança, uma falsa sensação de "eu sei".

Nada causou mais sofrimento à humanidade que seus dogmas. É certo que cada dogma vem abaixo, cedo ou tarde, porque sua falsidade acaba sendo revelada pela realidade; no entanto, se o erro básico não for visto tal como é, um dogma será substituído por outro.

Qual é o erro básico? A identificação com o pensamento.

2 comentários:

  1. Claúdia: eu gosto muito desse autor do O poder de agora,que já li.Vou ler esse agora,que fiquei conhecendo aqui,através de vc.Beijos amigos e gratos da maria neusa

    ResponderExcluir
  2. (Eu Superior = Cristo )
    Medite ou Yoga,e conheserá ele de Perto.
    Obrigado,

    ResponderExcluir