quarta-feira, 16 de julho de 2014

Quer meditar - por Claudia Giovani



Já sei. Você está lendo porque quer meditar, mas não consegue. Acertei? 
Se este for o seu caso, está no lugar certo. Vou ensinar uma meditação muito simples e muito eficaz. 

Desligue o telefone/celular e peça que não lhe chamem pelos próximos 5 minutos. 
Você vai demorar mais para ler as explicações do que para fazer a sua
meditação. Uma vez que tenha feito a primeira vez, não precisará mais ler nenhuma explicação porque é muito, muito simples. 

Sente-se, com a coluna reta. Pode sentar numa cadeira ou no solo com as pernas cruzadas. Coloque o queixo paralelo ao chão para que a coluna cervical fique reta, ou deixe o queixo cair um pouco para baixo, apenas uns dois centímetros.

Descanse o pulso direito sobre a palma da mão esquerda e coloque os
dedos da mão esquerda no pulso direito, na direção da base do polegar
para sentir a pulsação do coração nas pontas dos dedos indicador e
médio, principalmente.





Agora fecha os olhos e comece a repetir mentalmente o mantra Sat Nam no ritmo da sua pulsação. Sat Nam, Sat Nam, Sat Nam ... Permaneça por 3 minutos ou mais.

Sua mente vai divagar várias vezes. Tudo bem. Evite julgar seus pensamentos, aceite-os, deixe-os ir e volte à sua pulsação e ao mantra Sat Nam. Faça isso quantas vezes forem necessárias, sem julgamentos e sem impacientar-se. Apenas volte o foco da sua atenção novamente à pulsação e ao mantra.

Essa meditação o conecta com a sua energia, melhora a concentração, expande seu campo eletromagnético e equilibra suas respostas emocionais. 

Satnam é a palavra mais importante que aparece na escritura Sikh, Guru Grath Sahib. Sat significa "verdadeiro/eterno" e Nam significa "nome". Temos então algumas possíveis significados, como "Cujo nome é Verdade" ou "Verdade é meu nome" ou ainda "Verdade é minha identidade", referindo-se à nossa Essência.

Essa Verdade está além da verdade humana, além do conceito de certo e do errado. Ao entoar o mantra Sat Nam estamos reconhecendo o Grande Mistério que somos e que está além de qualquer articulação mental. 

Sat Nam parece vir do sânscrito, onde Sat significa "existência
única e eterna" e nam significa "nome" com o sentido de Essência Divina.

Segundo os Gurus Sikhs e Hindus, o ensinamento é de todos e de todas as religiões. 

SAT NAM!

16/07/2014 (7-7-7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário